A BIOPLASTIA

clinica de bioplastia barra da tijuca rio de janeiroO que é bioplastia?

A bioplastia no Rio de Janeiro consiste em uma técnica em que são utilizados implantes líquidos infiltrativos, sendo eles definitivos ou absorvíveis, naturais ou sintéticos. A bioplastia é realizada de forma minimamente invasiva.

Para a realização do preenchimento com bioplastia não é preciso de sedação, isso porque, todo o procedimento é realizado sob anestesia local, permitindo que o paciente participe do processo de transformação de seu corpo.

Esse é um fator que diminui significativamente as chances de insatisfação quanto aos resultados finais. Com essa possibilidade (de o paciente manter-se acordado) a bioplastia tem sido chamada de a “plástica interativa”. Além disso, a bioplastia não necessita de cortes.

Não existe pós-operatório na bioplastia, dessa forma, todo o paciente pode voltar às atividades habituais imediatamente após o procedimento. A bioplastia é realizada por meio de uma microcânula, espécie de agulha de ponta romba, o que significa dizer que não corta os tecidos por onde passa.

O material comumente utilizado na bioplastia é o polimetilmetacrilato, conhecido sob a sigla de PMMA. Este, por sua vez, é um material que, por ser biocompatível com o corpo humano, não apresenta qualquer tipo de reação. Isso acontece porque esse material possui características próprias que não permitem a absorção pelo organismo. O segredo está no seu tamanho, que varia entre 40 e 50 micras de diâmetro, o que significa dizer que é maior que um macrófago.

Na quantidade de um mililitro, a substância apresenta cerca de oito milhões de microesferas de PMMA. Sua apresentação se dá com um veículo formado por um gel líquido que, por sua vez, será totalmente absorvido pelo corpo. Este mesmo líquido, ainda, não permite que as esferas se juntem, de modo que cada uma delas receberá individualmente um envólucro pelo nosso organismo.

Esta “cápsula” que será formada ao redor da microesfera é bastante rica em colágeno, bem como, de tecido conjuntivo que, com o tempo, irá substituir completamente o gel que levou o PMMA até a área implantada.

A bioplastia possibilita o preenchimento de diversas regiões do corpo e com diversas finalidades, dentre elas, até mesmo a diminuição de uma região por meio de adição, como no caso da bioplastia de nariz.

A região da face é procurada para ao preenchimento de rugas profundas (seguida da estimulação do colágeno) para o aumento dos lábios, na definição de contornos da maçã do rosto, linha da mandíbula, do queixo (mento).

A bioplastia é procurada, também, para elevar a ponta do nariz ou melhorar o aspecto de nariz adunco (curvo) entre outros. Quando são realizados procedimentos de bioplastia em conjunto, especialmente maçã do rosto, linha da mandíbula e sulcos, cria-se a sensação muito semelhante a de um lifting facial, que é chamada de Harmonização Facial.

O procedimento de bioplastia de glúteos é muito indicado, também, para torná-los mais “empinados”. Para estes casos, a quantidade de produto varia (o que depende da indicação do profissional médico) de modo que cada sessão não supere a quantidade de 150 ml de PMMA. Após 30 dias, então, pode-se realizar um preenchimento para reaplicar algumas quantidades.

Veja mais sobre bioplastia para aumento de glúteos na Barra da Tijuca.