BIOPLASTIA EM LIPODISTROFIA
O tratamento de preenchimento para lipodistrofia é indicado para pacientes HIV positivo, que sofrem com os efeitos do uso de antiretrovirais, tratamento que causa a diminuição do tecido subcutâneo. Essa reação à medicação causa alterações na face e em algumas regiões do corpo, com características de afundamento.
Tanto o rosto como a região dos glúteos são preenchidas com resultados satisfatórios e podem ser realizados com produtos absorvíveis, como o ácido hialurônico, ou definitivos, como o polimetilmetacrilato (PMMA).
A área do corpo mais procurada nos casos de lipodistrofia é o rosto, em razão deste ser uma região bastante exposta, diferentemente das outras, onde se pode utilizar roupas e acessórios para não ficar tão aparente. É recomendado, também, exercícios físicos para o desenvolvimento dos músculos, de modo a amenizar estes efeitos.
A bioplastia, principalmente em casos como este, tem um papel que vai muito além da simples questão estética. Para alguém que convive com uma doença tão séria e, somado a isso, tem a perda de suas linhas corporais, estes preenchimentos tem um peso fundamental no que diz respeito à autoestima do paciente.
Veja mais sobre bioplastia facial no Rio de Janeiro.